Se você foi informado recentemente pelo seu dentista ou médico de gengiva (periodontista) que você precisa de um enxerto de gengiva, não entre em pânico. A cirurgia de gengiva soa pior do que é. Um enxerto gengival pode ser necessário para proteger seus dentes dos efeitos prejudiciais da recessão gengival , ou você pode optar por fazer um para melhorar a aparência do seu sorriso.
A recessão gengival é o processo no qual o tecido que envolve os dentes se afasta de um dente , expondo mais o dente ou a raiz do dente. Isso pode causar danos ao osso de suporte. A recessão gengival é um problema dentário comum; afeta 4% a 12% dos adultos e muitas vezes passa despercebido até se tornar mais grave.
Muitas pessoas nem percebem que suas gengivas retraíram, porque é um processo gradual. No entanto, com o tempo, uma raiz de dente exposta pode não apenas parecer feia, mas também causar sensibilidade dentária, especialmente ao comer alimentos frios ou quentes. Eventualmente, a recessão gengival, se não tratada, pode causar a perda do dente. Para reparar os danos e evitar mais problemas dentários, pode ser necessário um enxerto de tecido gengival .
Aqui está o que você pode esperar durante e após um procedimento de enxerto de tecido gengival.
Enxerto de tecido gengival: o que acontece durante o procedimento
Três tipos diferentes de enxertos de tecido gengival são normalmente realizados. O tipo que seu dentista usa em você dependerá de suas necessidades específicas. Os procedimentos de enxerto incluem:
- Enxertos de tecido conjuntivo. Este é o método mais comum usado para tratar a exposição da raiz. Durante o procedimento, um retalho de pele é cortado no céu da boca (palato) e o tecido sob o retalho, chamado tecido conjuntivo subepitelial, é removido e depois suturado ao tecido gengival ao redor da raiz exposta. Depois que o tecido conjuntivo – o enxerto – foi removido sob o retalho palatino, o retalho é costurado de volta.
- Enxertos gengivais livres. Semelhante a um enxerto de tecido conjuntivo, os enxertos gengivais livres envolvem o uso de tecido do céu da boca . Mas, em vez de fazer um retalho e remover o tecido sob a camada superior da carne, uma pequena quantidade de tecido é removida diretamente do céu da boca e depois fixada na área da gengiva a ser tratada. Esse método é usado com mais frequência em pessoas que têm gengivas finas e precisam de tecido adicional para aumentar as gengivas.
- Enxertos pediculares. Nesse procedimento, em vez de retirar tecido do palato, ele é enxertado de gengiva ao redor ou próximo ao dente que precisa ser reparado. O retalho, chamado pedículo, é apenas parcialmente cortado para que uma borda permaneça presa. A goma é então puxada para cima ou para baixo para cobrir a raiz exposta e costurada no lugar. Este procedimento só pode ser feito em pessoas que possuem bastante tecido gengival próximo ao dente.
Alguns dentistas e pacientes preferem usar material de enxerto de um banco de tecidos em vez do céu da boca. Às vezes, proteínas estimulantes de tecidos são usadas para estimular a capacidade natural do corpo de desenvolver ossos e tecidos. Seu dentista pode lhe dizer qual método funcionará melhor para você.
Recuperação do enxerto de tecido gengival
Você poderá ir para casa seguindo o procedimento. No entanto, se o seu dentista lhe der um sedativo para ajudá-lo a relaxar, você precisará tomar providências para que outra pessoa o leve para casa.
Seu dentista dará instruções específicas sobre os cuidados pós-operatórios, como dieta, atividade física e medicamentos . Não use fio dental ou escove a linha da gengiva que foi reparada até que a área tenha cicatrizado. Você será solicitado a enxaguar a boca com um enxaguante bucal especial para ajudar a controlar a placa durante o processo de cicatrização, e você pode receber um antibiótico para reduzir o risco de infecção.
Por uma ou duas semanas após o enxerto de gengiva, coma alimentos macios e frescos, como ovos, macarrão, gelatina, iogurte, queijo cottage, legumes bem cozidos e sorvete.
A quantidade de dor que você tem após a cirurgia depende do tipo de enxerto gengival realizado. Se nenhum tecido for removido do palato, você deve sentir pouco ou nenhum desconforto. No entanto, se o tecido for removido do palato, você poderá se sentir desconfortável por alguns dias após o procedimento. A ferida no céu da boca foi descrita como uma grande queimadura de pizza, mas a boa notícia é que ela tende a cicatrizar rapidamente. Medicamentos anti-inflamatórios de venda livre ou analgésicos prescritos podem ajudar a mantê-lo confortável nos dias seguintes à cirurgia.
Embora possa levar uma ou duas semanas para a boca cicatrizar completamente, você poderá retornar ao trabalho ou à atividade normal no dia seguinte à cirurgia.
Vou precisar de outro enxerto de tecido gengival?
Embora os enxertos de tecido gengival sejam eficazes na reparação da recessão gengival e na prevenção de mais danos, não há garantia de que os problemas gengivais não se desenvolvam novamente no futuro. No entanto, com exames odontológicos regulares e cuidados dentários cuidadosos em casa, danos graves que exigem cirurgia podem ser evitados. Outras maneiras de prevenir a doença gengival incluem:
- Escove os dentes duas vezes ao dia com creme dental com flúor .
- Passe fio dental diariamente.
- Enxaguar uma ou duas vezes por dia com um antisséptico bucal
- Visite seu dentista rotineiramente para exames e limpeza profissional dos dentes e consulte seu periodontista conforme necessário.
- Coma uma dieta bem equilibrada e saudável.
- Não fume.