Pular para o conteúdo

Gengivoplastia

Fatos rápidos

Sobre

  • A gengivoplastia é um procedimento que remodela a aparência das gengivas.
  • Outros nomes para o procedimento são recontorno gengival ou contorno gengival.
  • A gengivoplastia pode ser usada para aumentar o comprimento dos dentes da frente por razões estéticas. A gengivoplastia com recontorno ósseo pode ser feita para permitir a colocação de uma coroa se um dente estiver cariado ou quebrado próximo à linha da gengiva.

Segurança

  • Dentistas ou periodontistas realizam o procedimento sob anestesia local.
  • Os efeitos colaterais incluem sangramento, desconforto e riscos potenciais de infecção.

Conveniência

  • O procedimento geralmente leva uma hora ou menos, dependendo de quanta remodelação um dentista deve fazer.
  • Há um tempo de inatividade mínimo de recuperação, embora você possa ter que usar um curativo especial sobre as gengivas.

O que é uma gengivoplastia?

A gengivoplastia é um procedimento para remodelar a aparência das gengivas. Alguns médicos podem chamar esse procedimento de “ recontorno gengival ”. Ter gengivas muito longas nos dentes da frente pode criar um “ sorriso gengival ”. Pequenos sorrisos gengivais podem ser corrigidos com gengivoplastia.

A gengivoplastia pode ser acompanhada de recontorno ósseo, também conhecido como alongamento da coroa.

Como funciona uma gengivoplastia?

Durante uma gengivoplastia, um periodontista usa uma ferramenta para cortar ou remodelar uma porção das gengivas. Isso inclui um bisturi, laser ou eletrocautério. Uma das vantagens de usar um laser para tratamento sobre um bisturi ou outra ferramenta de corte é que o laser é capaz de matar as bactérias presentes nos dentes e na boca .

Às vezes, os médicos realizam uma gengivoplastia após uma gengivectomia , que é um procedimento usado para remover e substituir o tecido gengival danificado. Outras vezes, eles o realizam puramente como um procedimento cosmético.

Procedimento para gengivoplastia

A gengivoplastia é um procedimento ambulatorial que os periodontistas realizam em seu consultório. Embora as técnicas e ferramentas possam variar um pouco com base em seus objetivos, o seguinte é um esboço geral para a gengivoplastia:

  • Seus dentes serão cuidadosamente limpos para remover qualquer placa remanescente.
  • Seu periodontista usa um anestésico local para anestesiar as gengivas.
  • Um periodontista removerá o tecido gengival para moldá-lo conforme necessário sobre os dentes.
  • Seu periodontista colocará um curativo sobre o tecido gengival.

Para tratar pacientes com sorriso gengival menor, alguns médicos podem usar uma gengivoplastia em combinação com injeções de toxina botulínica tipo A (Botox, Dysport). Essas injeções geralmente são administradas ao lado de cada narina. Botox irá limitar o movimento dos músculos que puxam o lábio. O efeito ajuda a abaixar o lábio superior ao sorrir, o que pode fazer com que o sorriso pareça menos “gomoso”. Isso é especialmente mais eficaz quando a origem de um sorriso gengival deriva de um lábio superior hipermóvel que se move significativamente para cima quando sorrimos.

Áreas-alvo para tratamento

As gengivas são o alvo do tratamento para a gengivoplastia. A finalidade pode ser cosmética, como quando uma pessoa tem um sorriso “gengival” .

Uma pessoa também pode passar por uma gengivoplastia depois de passar por uma gengivectomia com enxerto de tecido gengival. Este procedimento é quando um periodontista remove o tecido gengival doente ou danificado e enxerta tecido novo e saudável no local onde estava o tecido anterior.

A gengivoplastia pode ajudar a remodelar o tecido enxertado para uma aparência mais agradável esteticamente.

A gengivoplastia pode ser feita em combinação com o tratamento ortodôntico para criar um sorriso melhor. Para pacientes adultos, o tratamento ortodôntico complexo requer uma combinação de procedimentos realizados por periodontistas, protesistas e dentistas gerais.

Existem riscos ou efeitos colaterais?

Um periodontista deve discutir os riscos e potenciais efeitos colaterais com você antes do procedimento. Exemplos incluem:

  • sangramento, geralmente por até 48 horas após o procedimento
  • infecção
  • dor e desconforto

Complicações de longa duração após a gengivoplastia são raras. No entanto, você deve ligar para o seu periodontista se tiver sintomas como sangramento que não diminui ou para, dor que piora em vez de melhorar com o tempo, inchaço no local da cirurgia que piora ou inchaço no maxilar ou abaixo dele. Estes podem indicar a presença de uma infecção.

O que esperar após a gengivoplastia

Um periodontista geralmente recomendará um antisséptico bucal para prevenir a infecção pós-cirurgia. Você deve evitar produtos de tabaco porque eles podem prejudicar sua cicatrização.

Seu periodontista também recomendará algumas mudanças na dieta para reduzir os riscos de lesão e dor na gengiva. Isso inclui:

  • escolhendo alimentos macios, como purê de batatas e bananas
  • comer alimentos leves que reduzem os riscos de náusea e irritação, como gelatina e compota de maçã
  • evitando alimentos crocantes que podem danificar as gengivas

Pode levar várias semanas para suas gengivas cicatrizarem completamente após uma gengivoplastia. Seu periodontista provavelmente recomendará uma consulta de acompanhamento após o procedimento para garantir que suas gengivas estejam cicatrizando bem.

Fotos antes e depois

A seguir, alguns exemplos de resultados de pacientes antes e após a gengivoplastia. Você deve conversar com seu dentista antes de se submeter ao procedimento para ter as expectativas mais realistas para seus resultados após a cirurgia.