A bichectomia é uma cirurgia plástica simples projetada para estreitar a parte média para a parte inferior do rosto.
Uma bichectomia remove a gordura bucal das bochechas, resultando em maçãs do rosto proeminentes, mandíbula mais definida e uma aparência geral mais esbelta e esculpida.
Como todas as cirurgias estéticas, a consulta com um cirurgião especialista é imprescindível, pois ele poderá orientar o paciente sobre a adequação ou não da bichectomia à sua estrutura facial.
Como regra geral, uma bichectomia é mais adequada para pessoas em seus 20 e 30 anos, com rostos grossos, quadrados ou redondos. Uma bichectomia nunca deve ser realizada em um adolescente, pois eles ainda estão crescendo em suas características adultas.
A cirurgia também pode não ser adequada para pacientes mais velhos, pois a gordura facial é perdida naturalmente à medida que envelhecemos, e uma bichectomia pode enfatizar o processo de envelhecimento. Aqueles fora de uma faixa de peso saudável também não são adequados para o procedimento, pois o ganho e a perda de peso podem mudar drasticamente o formato do rosto.
O Que Acontece Durante Uma Bichectomia?
Um médico experiente pode completar uma bichectomia em cerca de 30 minutos sob anestesia local. Uma pequena incisão (aproximadamente 1cm) é feita na parte interna da bochecha. O cirurgião colocará pressão na parte externa da bochecha, expondo a gordura bucal. A gordura é cortada e cuidadosamente removida, e a ferida é então selada com suturas absorvíveis.
É possível combinar esta cirurgia com outros procedimentos faciais, incluindo rinoplastia, aumento de lábios e injeções de Botox. Pacientes submetidos a múltiplas cirurgias provavelmente serão submetidos à anestesia geral e exigirão que alguém os leve para casa após a cirurgia.
Bichectomia Após Cuidados
Após a cirurgia, os pacientes receberão um colutório especial para prevenir infecções, bem como instruções sobre como cuidar das incisões. Dadas as localizações das incisões, os pacientes devem manter uma dieta líquida nos primeiros dias após a bichectomia, progredindo gradualmente de alimentos macios para uma dieta normal. As feridas devem cicatrizar dentro de duas semanas.
Contusões e inchaço do rosto são esperados, e compressas de gelo podem ser usadas para reduzir o inchaço e a dor.
Os resultados finais são esperados dentro de algumas semanas após a cirurgia, mas podem demorar mais à medida que o rosto se adapta à sua nova forma.
Efeitos Colaterais Potenciais De Uma Bichectomia
Os efeitos colaterais são raros, mas podem incluir:
- Infecção ou má cicatrização de feridas
- Sangramento excessivo
- Uma reação negativa à anestesia
- Problemas com a fala ou mastigação, devido ao papel da gordura bucal na lubrificação dos músculos da boca
- Acúmulo de líquido ou seroma
- Danos às glândulas salivares
- Perda de sensibilidade ou dano aos nervos faciais
- Trombose venosa profunda (TVP)
- Assimetria facial ou resultados ruins
A melhor maneira de evitar efeitos colaterais é consultar um cirurgião plástico profissional e licenciado e seguir cuidadosamente todos os conselhos de cuidados posteriores.
Uma bichectomia também pode resultar em um aumento no processo geral de envelhecimento da face. Isso se deve à remoção de gordura bucal combinada com a perda natural de gordura e colágeno que sofremos à medida que envelhecemos. O conselho habitual para cuidar da pele e evitar hábitos como fumar e beber em excesso é sempre recomendado, mas os preenchimentos de bochecha também são uma opção, se for o caso.
Se sentir quaisquer efeitos secundários graves, incluindo dor intensa, falta de ar ou dor no peito, contacte imediatamente um médico ou o apartamento de emergência mais próximo.