Um enxerto ósseo dentário é necessário quando ocorre perda óssea na mandíbula. Este procedimento é comumente realizado antes da colocação do implante dentário ou quando a perda óssea está afetando negativamente os dentes vizinhos.
O que é um enxerto ósseo dentário?
Um enxerto ósseo dentário adiciona volume e densidade à sua mandíbula em áreas onde ocorreu perda óssea. O material de enxerto ósseo pode ser retirado do seu próprio corpo (autógeno), ou pode ser adquirido de um banco de tecidos humanos (aloenxerto) ou de um banco de tecidos animais (xenoenxerto). Em alguns casos, o material de enxerto ósseo pode ser sintético (aloplast).
Como funciona um enxerto ósseo dentário?
Uma vez que o enxerto ósseo tenha sido colocado, ele mantém espaço para o seu próprio corpo fazer o trabalho de reparo. Em outras palavras, um enxerto ósseo dentário é como um andaime no qual seu próprio tecido ósseo pode crescer e se regenerar.
Em alguns casos, seu dentista pode combinar um enxerto ósseo dentário com plasma rico em plaquetas (PRP). Isso é retirado de uma amostra do seu próprio sangue e é usado para promover a cicatrização e a regeneração dos tecidos.
Quem precisa de um enxerto ósseo dentário?
Uma pessoa com perda óssea na mandíbula geralmente precisa de um enxerto ósseo dentário. Este procedimento pode ser recomendado se você:
- Estão tendo um dente extraído.
- Planeje substituir um dente perdido por um implante dentário .
- Necessidade de reconstruir a mandíbula antes de colocar dentaduras .
- Têm áreas de perda óssea devido à doença gengival (periodontal) .
Quão comuns são os enxertos ósseos dentários?
Enxertos ósseos dentários são extremamente comuns. Eles podem ser realizados por um dentista geral ou um especialista, como um periodontista ou um cirurgião oral.
Existem diferentes tipos de enxertos ósseos?
Sim. Existem quatro tipos principais, incluindo:
- Preservação do soquete. Às vezes chamado de preservação do rebordo, esse tipo de enxerto é colocado no alvéolo imediatamente após a extração do dente. Preenche o vazio deixado pelo dente perdido e evita que os lados do alvéolo cedam.
- Aumento do cume. Se seus dentes estiverem faltando por um tempo, o maxilar de suporte pode estar mais fino do que antes. O aumento da crista aumenta a largura e o volume do maxilar para que possa fornecer uma base estável para implantes ou outras opções de restauração.
- Elevação do seio. Os seios maxilares ficam logo acima dos dentes superiores das costas. Se os dentes posteriores superiores estiverem faltando, os seios da face podem cair e invadir o espaço antes ocupado pelas raízes dos dentes. Nesse cenário, você não gostaria de colocar implantes porque eles penetrariam na membrana sinusal. Para resolver esse problema, seu cirurgião oral ou periodontista pode realizar um levantamento do seio. Este procedimento levanta o seio de volta à sua posição correta. Um enxerto ósseo dentário é então colocado sob o seio, criando uma base sólida para implantes dentários mais tarde.
- Enxerto ósseo periodontal. A infecção da doença gengival pode corroer o osso que suporta os dentes. Isso pode fazer com que os dentes fiquem soltos. Um enxerto ósseo periodontal é colocado em torno de um dente existente para reduzir a mobilidade e fornecer suporte adicional.
Na maioria dos casos, os enxertos ósseos para implantes dentários devem cicatrizar completamente antes que o implante real seja colocado. Como cada pessoa é única, os tempos de recuperação variam. Em casos raros, seu dentista pode colocar um enxerto ósseo e um implante dentário ao mesmo tempo. Mas isso é decidido caso a caso.
DETALHES DO PROCEDIMENTO
O que acontece antes da colocação do enxerto ósseo dentário?
Seu dentista fará um exame bucal para verificar a saúde de seus dentes, gengivas e mandíbula. Radiografias ou varreduras dentárias serão feitas para determinar a extensão de sua perda óssea. Em seguida, seu dentista discutirá suas opções de tratamento com você e criará um plano de tratamento personalizado para atender às suas necessidades.
O que acontece durante a cirurgia de enxerto ósseo dentário?
Primeiro, seu dentista irá anestesiar a área com anestesia local. Em seguida, eles criarão uma pequena incisão em suas gengivas. O tecido gengival é ligeiramente recuado para que o maxilar fique visível. Depois de limpar e desinfetar a área, seu dentista adiciona material de enxerto ósseo para reparar o defeito. Em muitos casos, o enxerto ósseo é coberto com uma membrana para proteção adicional. Finalmente, o tecido gengival é reposicionado e a incisão é fechada com pontos.
O que acontece após um enxerto ósseo dentário?
Após um enxerto ósseo dentário, você pode ter dor, inchaço e hematomas. Estes são efeitos colaterais normais que devem diminuir em alguns dias. Os sintomas podem ser controlados com analgésicos . Seu dentista pode lhe dar antibióticos também. Estes devem ser tomados exatamente como prescrito.
Você pode notar pequenos fragmentos de osso saindo do local nos primeiros dias. Essas peças geralmente se assemelham a grãos de sal ou areia. Isso geralmente não é motivo de preocupação, mas ligue para seu dentista para garantir que você esteja se recuperando conforme o esperado.
Quão doloroso é um enxerto ósseo dentário?
A maioria das pessoas que tem enxertos ósseos dentários relata pouca ou nenhuma dor. Apenas certifique-se de tomar todos os medicamentos conforme prescrito e siga atentamente as instruções pós-operatórias.
Você é colocado para dormir por um enxerto ósseo dentário?
Normalmente, a colocação de um enxerto ósseo não exige que você adormeça; pode ser feito facilmente com anestesia local. Muitos provedores odontológicos podem oferecer sedação para seu conforto, incluindo óxido nitroso, sedação oral e sedação intravenosa. Se o seu caso for mais complicado, a anestesia geral pode ser recomendada. Pergunte ao seu dentista qual é a opção certa para você.
Os enxertos ósseos dentários podem falhar?
Os enxertos ósseos dentários têm taxas de sucesso impressionantemente altas. No entanto, como em qualquer procedimento, a falha é uma possibilidade – especialmente entre pessoas que fumam ou têm certas condições médicas. Os sinais de falha do enxerto ósseo dentário incluem:
- Dor ou inchaço que piora após a primeira semana.
- Pus ou drenagem do local do enxerto ósseo.
- Retração gengival (quando as gengivas se afastam dos dentes).
- Sem melhora no volume do maxilar.
RISCOS / BENEFÍCIOS
Quais são as vantagens dos enxertos ósseos dentários?
Enxertos ósseos dentários podem aumentar sua elegibilidade para implantes dentários e outros tratamentos restauradores. Este procedimento restaura sua mandíbula à sua forma original após trauma, perda de dentes ou doença gengival (periodontal) .
Quais são os riscos ou complicações dos enxertos ósseos dentários?
Enxertos ósseos na boca geralmente são seguros. No entanto, o procedimento traz alguns riscos, incluindo:
- Infecção.
- Sangramento intenso.
- Dano do nervo.
- Complicações da anestesia.
RECUPERAÇÃO E OUTLOOK
Quanto tempo leva para se recuperar de um enxerto ósseo dentário?
Embora você provavelmente volte ao normal dentro de uma ou duas semanas, a cicatrização completa do enxerto ósseo dentário pode levar entre três e nove meses – às vezes mais. Os tempos de recuperação dependem de vários fatores, incluindo o tipo de enxerto, a área em que o enxerto foi colocado e a capacidade de cicatrização do seu corpo.
Quando posso voltar ao trabalho ou à escola?
Na maioria dos casos, as pessoas podem retornar ao trabalho ou à escola no dia seguinte ao procedimento. Se você escolher a sedação, pode precisar de um ou dois dias extras para se recuperar em casa.
Quais são as fases de cicatrização do enxerto ósseo dentário?
Como mencionado acima, os tempos de recuperação podem variar significativamente para cada pessoa. Uma vez que o enxerto ósseo é colocado, seu dentista irá monitorar sua cicatrização. Se você estiver esperando para se submeter a uma cirurgia de implante dentário, eles informarão quando seu novo osso estiver forte o suficiente para suportar o implante.